domingo, 24 de abril de 2011

A saúde dos médicos e da medicina brasileira

QUANDO A SOCIEDADE ACORDAR PARA O FATO DE QUE O PACIENTE É DE FATO O QUE MAIS IMPORTA(POIS PRECISA DE CUIDADOS),VAI ACABAR O ESPAÇO PARA CONSULTAS DE CORREDOR(TIPO CARA-CRACHÁ).OS CONVÊNIOS SÓ VISAM O LUCRO...O GOVERNO NÃO INVESTE O NECESSÁRIO...OS MÉDICOS FICAM INSATISFEITOS...E OS PACIENTES DESASSISTIDOS.AFINAL PARA QUEM ESSE MODELO DE SAÚDE SERVE?OU À QUEM ELE SERVE?
OS PACIENTES,ENQUANTO PESSOAS, TAMBÉM TÊM QUE REVEREM SEUS VALORES!QUANTO VALE O INVESTIMENTO EM SAÚDE...QUANTO É IMPORTANTE LEVAR UMA VIDA SAUDÁVEL...HOJE SE GASTA MAIS COM A CASCA( OU COURAÇA) DO QUE COM O CONTEÚDO!EU POSSO TER O RETORNO MÉDICO APÓS UMA CONSULTA,MAS NÃO POSSO TER RETOQUE NO CABELO OU EM UMA UNHA FEITA COM A MANICURE...COMO FICA ISSO?
O MÉDICO HOJE SOFRE TANTO, E NEM SE DÁ CONTA POIS NÃO TEM TEMPO PARA ISSO.QUE PROFISSIONAIS TRABALHAM 60H SEMANAIS E,MUITAS VEZES SEM FINAIS DE SEMANA?
SABIAM QUE OS MÉDICOS SE DIVORCIAM EM MÉDIA 7 VEZES MAIS QUE A POPULAÇÃO EM GERAL?COM UMA VIDA AFETIVA MITIGANDO...A FINANCEIRA COLAPSANDO...CICLO SOCIAL EMPOBRECIDO...ELE ENTRA EM SOFRIMENTO MENTAL...O QUE POR VEZES GERA HOJE UM GRAVE PROBLEMA(TEMA DE MINHA TESE DE MESTRADO): O SUICÍDIO DOS MÉDICOS, QUE É 250-400% MAIOR QUE NA POPULAÇÃO GERAL.
ESTAMOS PONDO EM RISCO NOSSA SAÚDE DIARIAMENTE E NÃO VAMOS FAZER NADA?AGONIZAR ATÉ QUANDO?

Leonardo S. Luz


Leonardo é Psiquiatra em São Paulo e mais que um médico, ele é um especialista preocupado com a saúde social, financeira, física e mental do médico, portanto espero que este texto ecoe por todo o país e sirva para que possamos nos unir e participar ativamente da retomada da medicina digna e de qualidade para todos (médicos e pacientes).

3 comentários:

  1. A preocupação do nosso colega Leonardo, de São Paulo, é extremamente relevante.

    Vivemos um momento de verdadeiro colapso em nossa profissão. O modelo de saúde atualmente existente no Brasil, de coexistência de um setor público ineficiente e de um setor privado excludente, nos obriga a conviver diariamente com situações abusivas e desesperadoras.

    Vemos colegas mendigando por plantões em hospitais com condições catastróficas de trabalho, ao ponto que chegamos escutar dizerem que precisamos "humanizar o atendimento". Colegas apelando para ferramentas questionáveis de promoção de seus serviços, além dos que atualmente já acreditam que tudo isso faz e fará daqui pra frente parte inexorável de nossas vidas profissionais.

    Precisamos nos perguntar onde erramos, para que possamos pensar em como consertar daqui pra frente. Para começar, como permitimos que mais de cem escolas de medicina fossem criadas na última década? Como permitimos que uma boa parte delas continuem a existir mesmo depois de comprovadas evidências de péssima qualidade de ensino?

    Havendo médicos mais capacitados, será que nossa situação seria a mesma de hoje?

    Vale lembrarmos ainda que não somos ensinados em nossos cursos a ter uma cultura estratégica, que nos permitiria "enxergar" com mais propriedade oportunidades em nosso imenso país, tendências nos próximos 10, 20 anos, entre outros fatores críticos de sucesso em nossa profissão.

    Colegas, precisamos reverter esse cenário, definitivamente!

    Márcio Sanches

    ResponderExcluir
  2. O resgate de nossa classe passa por conhecimento de nossa profissão, de nossas entidades, de nossos direitos e deveres do ponto de vista técnico. Construímos um rol de 52 Itens de Legislação Medica, e estamos discutindo tudo que nos envolve em todo Brasil. Precisamos estar atentos que a desmoralização da nossa Categoria e a situação em que estamos tem várias faces além do Serviço Publica de péssima qualidade, de salários menores seja publico ou em convênios que desentupidores de pia (De um uma consulta recebe o médico em média 12,00 dois meses depois), passa por revermos também a nossa postura e lutarmos para com trabalho e atitudes mudarmos e tornarmos a sociedade nossa grande aliada. Vou colocar abaixo o resumo de uma conversa que tive com um administrador médico, de onde tiramos nossas metas:
    1 – O que queremos? Eu lhe respondi que era reverter esta situação do Médico de SP e do Brasil através de nossa participação e lutar pela Saúde Pública de Qualidade como também... m acabar com esta relação desigual com os convênios fazendo-a mais justa, ética e honesta.

    2-Quais as nossas Metas? Eu lhe respondi que era o que eu já havia falado – duas: Saúde Pública (SUS) de qualidade com condições de trabalho e salários adequados para um atendimento ao nosso povo de forma digna, e acabar com a relação imoral dos convênios com nossa classe tornando-a respeitosa, justa, ética, honesta e humana. Se somos responsáveis pela existência dos Convênios e o país não pode passar sem eles, queremos ter a fatia que nos cabe de salário, respeito, ética e honra que eles vêm nos subtraindo há anos. DUAS METAS, DUAS LUTAS – o sucesso das duas nos traria o resgate de nossa classe.

    3- Vocês querem construir uma nova Sociedade Médica como CRM, CFM, Sindicatos, APM?

    Eu respondi que SIM, queremos uma Sociedade Médica - Médicos (São Paulo), justa, que se sustente pela ética, pelo apartidarismo, pela seriedade e honestidade, por uma luta por trabalho e remunerações dignas, que resgate nossa honra e nossa dignidade. O Edifício de nossa Sociedade é o ESPAÇO VIRTUAL, A SECRETÁRIA, AS MESAS E CADEIRAS, OS MOVEIS somos nós mesmos todos os dias e toda hora que aqui postarmos nossas idéias, nosso agradecimento, nosso repudio e nossa vida. E o preço para se associar é ao contrário de todas as outras APENAS A PRESENÇA E A PARTICIPAÇÃO livre, democrática, e humana. E que procuraríamos ser um elo entre todas as entidades e todos os colegas e as pessoas sérias deste país que buscam uma saúde melhor para nosso povo.
    Dr.Edésio Vieira da Silva Filho, CRM-SP 78.173, evsfilho@uol.com.br, facebook- Médicos(São Paulo)

    ResponderExcluir
  3. No item 3 onde há escrito médicos Sao Paulo, leia-se médicos do Brasil
    Edesio

    ResponderExcluir